Dicas de Manutenção

Manter um Fluence GT hoje não é algo complicado e a sua manutenção é, de forma geral, mais barata que seus concorrentes diretos, mas há alguns pontos que você deve ter atenção ao comprar ou manter o seu GT. Nesse artigo vamos abordar as principais manutenções preventivas e corretivas que o GT costuma precisar, assim como apresentar os defeitos mais comuns e seus custos para reparação.

Óleo

A melhor opção de óleo para o Fluence GT é o 5w40 Sintético, API SN, ACEA A3/B4 e que atenda a norma Renault RN 0700/0710, é um especificação relativamente fácil de se encontrar no mercado, mas fique atento a quantidade de óleo, no GT são 5,4L, uma quantidade maior em relação ao Fluence com motor 2.0 aspirado, e muitos catálogos de aplicação de óleo não incluem o GT, por isso sempre se certifique que foi aplicado o óleo correto e na quantidade correta. Seguem algumas opções de óleo que você pode utilizar:

Elf Evolution 900 FT 5w40

Mobil Super 5w40

Castrol Magnatec Stop-Start 5w40

Lubrax Supera 5w40 SN

A recomendação é que seja trocado com 10mil km ou 12 meses, o que ocorrer primeiro, considerando um uso normal do carro, para uso severo ou carros com mais potência que o original é interessante reduzir entre prazo de troca. Juntamente com o óleo, é recomendado substituir o anel de vedação do bujão, o código deste anel é 110265505R.

Filtros

Em relação ao filtro de óleo, é recomendado sempre o uso do filtro genuíno Renault, código 8200768927, custa em média R$40 e é o mesmo utilizado pelo Sandero 1.0 3 cilindros e outros modelos da Renault.

Já o filtro de ar do motor, código 165463884R, é exclusivo do Fluence GT, e justamente por isso nem sempre se encontra a pronta entrega, uma boa alternativa é a troca pelo filtro de ar esportivo da INflow, código HPF6850, que é lavável e menos restritivo.

O filtro de ar condicionado é o mesmo utilizado nas outras versões do Fluence, código 272778970R, custa em torno de R$90 e possui carvão ativado, existem no mercado filtros mais baratos, sem carvão ativado, eles podem ser aplicados, mas não irão filtrar tão bem os odores externos.

Já o filtro de combustível tem o código 8200386495 e também é compartilhado com diversos outros modelos da Renault, como o Sandero, seu custo varia entre R$50 e R$60, mas pode ser substituído pelo Mann WK 58/3, que tem a mesma qualidade e pode ser encontrado por valores entre R$20 e R$30, a troca é recomendada a cada 10mil km.

Suspensão e Geometria

De um modo geral podemos dizer que a suspensão do Fluence GT é bastante robusta, mas devido a qualidade das nossas estradas, sempre é bom ficar atento quanto a ruídos. Um dos itens que costumam apresentar defeito mais rapidamente na suspensão são os coxins dos amortecedores dianteiros, é comum sua troca entre 50 e 80mil km, dependendo do uso, já os amortecedores dificilmente apresentam defeito, é comum passarem dos 120mil km ainda em bom estado. Já na suspensão traseira, problemas são raros, e em geral não costuma precisar de qualquer tipo de reparo.

Fique sempre muito atento a aplicação das peças corretas na suspensão, os amortecedores dianteiros, código 543029621R, amortecedores traseiros, código 562100491R e molas dianteiras e traseiras são exclusivos da versão GT, por isso não existem a venda fora da rede de concessionárias, já os demais itens são compartilhados com as demais versões do Fluence.

A dica de ouro na parte de suspensão é jamais usar peças que não sejam genuínas quanto a coxins, amortecedores, bandejas da suspensão e buchas da barra estabilizadora, são peças que tem um custo bastante justo nas concessionárias e duram muito, peças paralelas costumam apresentar defeito em poucos meses após a instalação. Já na parte de braço axial e terminal de direção, existe uma opção de qualidade da marca Viemar, que tem apresentado boa durabilidade.

Já na parte de alinhamento o GT não difere do Fluence aspirado, fique bastante atento a cambagem, o Fluence não tem ajuste, se estiver fora do especificado você pode ter um problema nos coxins ou algum outro componente de suspensão danificado.

Os parâmetros para a geometria do Fluence são os seguintes:

Caster = 5° 24’ com tolerância de 0° 20’

Cambagem = -0° 24’ com tolerância de 0° 23’

Alinhamento = -0° 05’ com tolerância de -0° 14’

Freios

Se na parte de suspensão a dica é sempre priorizar o uso de peças genuínas, na parte de freios a situação é diferente, temos boas opções de discos e pastilhas de qualidade no mercado que podem reduzir o seu custo para menos da metade do valor em relação as peças genuínas, mantendo a qualidade. A dica aqui vai para o disco traseiro, que vem com o rolamento e anel do ABS, evite comprar discos que venham sem o rolamento, pois o custo para adquirir os rolamentos separadamente e montar não compensam.

Uma boa dica de discos de freio são os Fremax, código BD4022 para a dianteira e BD4023-KT para a traseira, já na parte de pastilhas temos uma ótima opção de cerâmica da Ferodo, código HQF-2302 para a dianteira e HQF-2085 para a traseira.

Módulo de ABS

Um problema que afeta alguns Fluence GT e Privilege é um defeito no módulo ABS devido a entrada de água, o número de GTs afetados com esse problema é pequeno, mas o reparo ou troca do módulo não é barato, por isso fique atento a mensagens de erro de ABS ao comprar um GT. O módulo correto para o GT e Privilege tem o código 95CT2AAY2, enquanto as demais versões do Fluence usam o módulo de código 95CT2AAY1, a diferença entre eles é que o modelo Y2 vem com controle de estabilidade, por tanto, as peças não são intercambiáveis entre si.

Se o seu carro apresentou este problema, veja se os danos não se limitaram ao motor elétrico do ABS, que pode queimar devido a entrada de água, se for esse o problema, o reparo não fica tão caro.

É possível prevenir este problema fazendo uma vedação na churrasqueira que fica logo a cima do módulo, além é claro de substituir o fluido de freio no prazo correto.

Temos este procedimento explicado no nosso canal no YouTube, acesse para conferir:

Sistema de injeção e ignição

Nesta parte o Fluence GT também não guarda grandes surpresas, defeitos são raros e quando acontecem estão geralmente ligados ao uso de combustível ruim ou falta de manutenção preventiva, fique atento apenas ao fato de todos os componentes serem diferentes em relação aos Fluence aspirados.

As primeiras unidades do Fluence GT apresentaram problemas na bomba de combustível, código 172023215R, mas a peça foi atualizada e na grande maioria dos casos a troca foi feita ainda em garantia, hoje é uma peça que não apresenta defeito com frequência.

Nas velas você pode utilizar as genuínas, código 8200363384, ou as NGK BKR6EIX de Iridium, que tem maior durabilidade. Já nas bobinas use somente a original, ela é da marca Beru, código 8200568671, bobinas paralelas não tem bom funcionamento e durabilidade no GT, pois o motor turbo exige mais das bobinas. As bobinas originais devem ser compradas somente via concessionárias, pois na internet a grande maioria são falsificadas.

Os bicos injetores só são encontrados nas concessionárias, e por serem exclusivos do GT, apenas sob encomenda, o código é 8200797441.

O regulador de pressão do GT fica na flauta dos bicos, tem código 8201221042 e a sua pressão de trabalho é de 5 bar. Existe também um regulador de pressão junto a bomba de combustível, de 5,5 bar, código 0280160691.

Válvula termostática

O mostrador de temperatura do Fluence é dividido em duas partes, primeiro existe uma barra pequena que acende quando o carro atinge cerca de 50°C e depois uma maior que vai exatamente até a metade do mostrador, que aparece com cerca de 75°C, esta segunda barra costuma aparecer em torno de 5 a 7 minutos após a partida do motor em dias mais frios, e antes disso em dias quentes, é importante observar se o seu mostrador de temperatura se mantem sempre no meio, ele não poderá subir além disso e nem baixar em momento algum da condução, mesmo na estrada em dias extremamente frios. Se o seu carro estiver indicando uma temperatura abaixo da metade do mostrador, isso significa que a sua válvula termostática já perdeu a sua eficiência, a válvula original, código 8200772990, abre com 83°C, tenha cuidados com válvulas paralelas, pois podem ter uma temperatura de trabalho diferente.

Correias

Diferente do Fluence com motor aspirado, o GT utiliza correia dentada, tanto a correia dentada quanto a de acessórios devem ser trocadas a cada 60mil km ou 4 anos, o que ocorrer primeiro, e são as mesmas correias utilizadas no Renault Megane 2.0, o correto é efetuar sempre a troca do kit completo fornecido pela Renault, que vem já com os tensores e rolamento de apoio.

Ao trocar a correia dentada é necessário trocar também os tampões do cabeçote, que precisam ser removidos durante a troca da correia para travar os comandos de válvula.

Caso o seu GT tenha uma quilometragem mais elevada, você pode aproveitar a troca das correias para efetuar a troca preventiva da bomba de água, que é uma peça relativamente barata.

Os códigos das peças são:
Kit correia dentada: 130C13130R
Kit correia de acessórios: 7701477515
Tampões do cabeçote: 7700106271 e 7700274026
Bomba de água: 7701479043

Palhetas

Uma ótima alternativa para as palhetas originais do Fluence são as fornecidas pela Bosch, modelo Aerotwin, este modelo tem se saído melhor tanto em durabilidade quanto custo. Este modelo da Bosch é vendido individualmente, o Fluence utiliza uma palheta código AP16M e outra AP24M, mas sempre verifique se acompanha o encaixe baioneta, necessário para a instalação.